José Eduardo Guimarães Barros is a new partner of GCM

O advogado José Eduardo Guimarães Barros passa a integrar o quadro de sócios do escritório Galdino Coelho Mendes, desde setembro. Com sólida experiência em direito societário e mercado de capitais, direito regulatório e direito administrativo, José Eduardo consolidou sua trajetória no serviço público com passagens por órgãos como AGU, ANTT, CVM e MDIC.

“Sempre tive a visão de que o serviço público seria uma etapa importante de desenvolvimento e qualificação, mas que voltaria para a área privada, atuando na advocacia de resolução de disputas”, relembra o novo sócio do GCM.

José Eduardo Guimarães Barros é Procurador Federal licenciado da AGU e passou pela ANTT/DF, antes e mudar para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), onde atuou por 10 anos, tendo sido nomeado Subprocurador-Chefe (2005-2012) e Procurador-Chefe (2012-2015). Nesse período, destacou-se pela condução das atividades de Combate à Corrupção e lavagem de dinheiro dentro da CVM, como representante na ENCCLA (Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro). Foi também representante da CVM no FATF-GAFI (financial action task force -grupo de ação financeira internacional) ligado à OCDE. Posteriormente, ocupou o cargo de Consultor Jurídico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, tendo atuado em temas como regimes de incentivos fiscais à indústria, processos de anti dumping, financiamento à exportação e acordos comerciais internacionais (2015-2016).

José Eduardo foi Procurador Federal da AGU e passou pela ANTT/DF, antes e mudar para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), onde atuou por 10 anos. Nesse período, destacou-se pela condução das atividades de Combate à Corrupção e lavagem de dinheiro dentro da CVM, como representante na ENCCLA (Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro). Foi também representante da CVM no FATF-GAFI (financial action task force -grupo de ação financeira internacional) ligado à OCDE. Posteriormente, ainda atuou como Consultor Jurídico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em temas como regimes de incentivos fiscais à indústria, processos de anti dumping, financiamento à exportação e acordos comerciais internacionais.

“Pretendo, no GCM, fazer proveito das minhas experiências profissionais prévias e atuar, especialmente, nas áreas de direito societário e mercado de capitais, direito regulatório e direito administrativo. Acredito que os quase 14 anos de experiência trabalhando junto ao poder público podem ser um diferencial para a compreensão e aplicação das normas nesse ponto”, projeta José Eduardo.